domingo, 21 de setembro de 2008

Trilha no Mata Mala 20/09/08

Olá, aqui estão algumas das fotos (não postei todas) , mais alguns dos vídeos, mais os comentários sobre a trilha de ontem no Morro do Lageado lugar que também é conhecido como Mata Mala.

* Basta clicar nas imagens para ver em tamanho natural


Os participantes desta vez foram: - Alexey Biazetto - Érico Noruna - Éco - Henrique Santos - Pocotó - Luciano Gomes - Marcelo Abrantes - Marcelo - Tatu Passeio combinado pela "lista" durante a semana, desta vez a sugestão deste "pedal" partiu do nosso colega Luciano Gomes o "Gugu" Ficamos combinados de nos encontrar as 08:30hs da manhã de ontem (Sábado), no local onde chamamos de "Suco", que nada mais é que um comércio tipo tenda de beira de estrada, e fica localizado entre os bairros Restinga e o Balneário do Lami, na zona extremo sul de Porto Alegre. 07:00hs da manhã o Éco para o carro na frente de casa (da minha), instalamos o transbike, prendemos as bikes e seguimos pra zona sul pela Lomba do Pinheiro,... Chegamos no Suco umas 08:10hs,...

08:25hs Chega o Marcelinho "Tatu", e em seguida chega o restante do pessoal, o Luciano,o outro Marcelo e o Alexey.

Amarra daqui, amarra dali,... heheh

saimos pra trilha já era quase 09:30hs,...

... só que pra chegar lá tem lomba e mais lomba pela frente,...

e mais um pouco de lomba,... heheh

...ufa !!! Chegamos,... mas,... putz !!! e essa agora ?

...bom agora azar,



viemos até aqui e vamos em frente,....

...mas a vista compensa o sacrifício das subidas,...

...então vamos que é hora de começar a brincadeira,...

pequena parada ouvir os Bugios que pareciam estarem nervosos com a nossa presença

... o desafio da travessia sem molhar as patinhas,... heheh

...aqui está o vídeo da "grande" travessia,... heheh




... e mais lomba,...

...e mais uma paradinha pra descansar,...

... mais um pouquinho de barro,... heheh

Os vídeos do banhos,...






...e agora o momento "G-Bike",... heheh ... o tatu mostrando todo seu exótico físico e disposição ao subir na pedra,...

...Pocotó cheio de pose,...

...no melhor estilo "mamãe tô forte,..." heheh

... o Éco cheio de disposição,...

... tem horas que a mãe natureza nos chama,... heheh

... até que a bike nem sujou tanto,...

(pelo menos não pra quantidade de barro que tinha lá)

O bicicletário do suco e as nossa máquinas maravilhosas

O momento mais triste do pedal,... a despedida,... heheh

Bom,... por hoje éra isso,... as fotos que vc's viram foram na grande maioria tiradas da câmera do nosso colega Érico Noruma o Éco, e algumas do Marcelo Abrantes, também tem do meu celular (as de pior qualidade são as minhas - heheh.

Abços e um ótimo (apesar de chuvoso) Domingo a todos,...

sábado, 13 de setembro de 2008

Farol da Bike X Duração das Baterias




Eu tenho um Cateye EL-510/520, e é tão bom quanto o "500" ou o "530", tem um só LED e se contar o quanto ele ilumina ninguém acredita,...
tem que ver pra crer,... heheh



A duração da bateria é bastante satisfatória sim, ainda mais que eu uso baterias recarregaveis de 1,2V e 2300mAh

Vale a pena lembrar os colegas mais desinformados que a duração das baterias/pilhas recarregaveis podem variar dependendo do consumo de seu farol ou outro equipamento qualquer e principalmente de sua amperagem.

Já vi colegas que usavam baterias de 600mAh em seus faróis e tinham de recarregar "elas" quase que a cada passeio noturno.


Aqui um pequeno exemplo:

Se um equipamento necessita de 4 pilhas/baterias para funcionar
então ele precisa de 4 x 1,5 volts = 6 volts

Mas se usarmos baterias recarregáveis nós estaremos o "alimentando" com
4 x 1,2 volts = 4,8 volts

Ou seja, na realidade seria necessário de 5 ao invés de quatro baterias para que se alcançe o ideal recomendado pelo fabricante.

E se este "aparelho" consome 10 miliampéres "mAh" / hora
(note que o consumo dificilmente é anunciado pelo fabricante)

Portanto, se usarmos baterias de 600mAh isso quer dizer que ele poderá ficar ligado "direto" por até 10 horas.



e se usarmos baterias de 2300mAh (meu caso)
a conta ficaria assim:



Este é apenas um exemplo que serve para o cálculo de consumo de qualquer equipamento, basta saber o quanto ele consome e partir para as contas.


Dica Importante:

Tenha cautela na hora de comprar as baterias e o carregador,
eles tem de ser compatíveis ou seja,...

Se hoje Vc tem um carregador para 4 baterias de 600mAh e este as carrega em
(por exemplo), 10 horas. Vc poderá comprar e usar nele baterias de 1.200mAh,
2.400mAh, ou qualquer outra amperagem, porém saiba que Vc também terá de deixar as baterias carregando por bem mais tempo,...

Como no exemplo anterior se as de 600mAh ficavam por 10 horas,
as de 1.200mAh deverão ficar “20” e as de 2.400mAh “30” e assim por diante.
A não ser que se compre o carregador próprio para tais amperagens.


Outra Dica é sempre respeitar o tempo de carga das baterias.
Nunca dê a chamada "meia carga", se não ela vai como se chama no popular: "Viciar"

Abaixo uma tabela de referência ao tempo ideal de carga para a maioria dos carregadores que se encontra no mercado:
(clique na imagem para ampliar)



Logo abaixo tem algumas formas de interligação de baterias e seus resultados.

Exemplo 1:




Exemplo 2:




Espero poder de aslguma forma ter ajudado os colegas,...

Abços,...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Passeio de 17/08/08

Domingo, dia 17 de Agosto, tempo nublado (quase chovendo)

Ainda não eram nem 07:00hs da manhã os malucos (inclusive "eu") já estavam telefonando uns pros outros pra confirmação final se iríamos ou não fazer o nosso sagrado passeio dominical.

Bom, como do meio da semana em diante só o que se via aqui em P.Alegre era chuva e + chuva, e o roteiro era novo para alguns ficamos (o Sidnei e eu), um tanto receiosos de levar um grupo nessas condições climáticas. Mas o "povo" mesmo assim quis ir.
Viram só ?! Depois eu é que sou louco,... heheh.

No fone as frases mais comuns eram:

- Será que chove ? (essa eu ouvi várias vezes, heheh)
- Tudo certo ?
- Posso contar contigo ?
- Bah, blz !!!
- Tô indo pra estação,...
- Nos veremos lá,...
- iuhuuuuuu !!! Blz brother !!! (adivinha só de que é essa frase ?!)


Então segue o baile, ou melhor "o pedal",...


Participantes / Localidade:

* Celso Bastos (Xarin) - Porto Alegre-RS
* Giovane Cardinale - Porto Alegre-RS
* Henrique (Pocotó) - Porto Alegre-RS
* Luciane Werlang - Porto Alegre-RS
* Márcio Vargas - Porto Alegre-RS
* Sidnei de Souza - Sapucaia do Sul-RS
* + o amigo do Sidnei - Sapucaia do Sul-RS

(sempre tem que ter uma vítima p/ mim esquecer o nome, heheh)


Saldo do Passeio:

* Atendimentos da SAMU - 0;
* Chuva - Muita, muuuuiiitttaaaa chuuuuvvvaaaa !!!;
* Diversão - extrema, adrenalina pura;
* Estress - "ZERO"
* Gargalhadas - diversas;
* Loucuras - + mil;
* Óbitos - 0;
* Peças Quebradas - 1 corrente arrebentada;
(foi consertada no local)
* Pneus Furados - 0;
* Quedas/tombos - 2 (do mesmo, heheh);


Roteiro:
Saída de Porto Alegre até Sapucaia do Sul (via metrô);
em Sapucaia seguimos (sempre atravéz de estradas vicinais) em direção ao Morro do Chapéu o qual foi contornado, e seguimos em direção a Santa Tecla no municipio de Gravataí. Fizemos uma pequena parada pra repor as energias e seguimos em frente. Fomos em direção a localidade de Lomba Grande que pertence a Novo Hamburgo, nova parada mas desta vez em local bem interessante, tem um posto de gasolina que tem um "mirante", e como a chuva havia nos dado uma certa trégua neste momento pudemos apreciar a bela paisagem do local. De lá seguimos por asfalto (muito bem conservado), até o bairro da feitoria (São Leopoldo), quando chegamos na esquina do "BIG" (era +/- 13:00hs), quase junto da estação do metrô, decidimos por fazer um lanche em São Léo, então o Sidnei e o colega (depois eu coloco o nome de aqui), que tinham seus compromissos pessoais aproveitaram a oportunidade e seguiram até Sapucaia.

Fomos até a estação do metrô onde (como tem sido hábito), fomos bem recebidos e fizemos nosso retorno com a maior das tranqüilidades.

Fizemos um desembarque "geral" na Estação Farrapos, e ainda seguimos todos (por pura casualidade) na mesma direção, e a partir do Bairro São João cada um foi tomando o seu "rumo".

Nota:
Quero agradecer a presença de vocês que mais uma vez (mesmo abaixo de mal tempo), me apoiaram e seguiram nesta "indiada", heheh
E lembrar aos amigos(a), que o nosso passeio não foi só mais "um passeio", e sim uma atividade em grupo. Um grupo que em todo o momento esteve unido e solidário, fosse no momento de uma queda, ou de um reparo na bike.


Agradecimento Especial:
Ao fabricante do meu par de tênis que que usei de "freio" e aguentou bem durante todo o passeio, e ao meu Anjo da Guarda que deve ser muito forte p/ poder me aguentar

Abaixo estão as imagens do passeio - clique nelas p/ ampliar:
(as do meu celular eu ainda não baixei)


"O grupo na praça central de Sapucai do Sul-RS"



"Onde tudo começou,..."



"O nosso amigo, fotógrafo e cinegrafista maluko (heheh),
e prof na horas vagas,...Giovane"




"Celso e o Morro do Chapéu - Sapucaia do Sul-RS"



"Outra vista do Morro do Chapéu - Sapucaia do Sul-RS"



"...mais uma vista do Morro do Chapéu (já tô cançando,... heheh)



"o,.. o,.. o,.. (esqueci!!!), e o Sidnei, ainda em Sapucaia"



"olha eu aqui,..."



"e de novo,..."



"Giovane (+ 1 vez)"



"Giovane (novamente, heheh)"



"Eu de novo,..."



"Carro de Apoio ???"
Santa Tecla - Gravataí-RS




"Placa da Divisa Municipal"



"Adivinha que é na foto ?!?!"



"Putz, esse cara de novo,..."



"A vista é show,... mas sempre tem um p/ ficar na frente,... heheh"



Da Esquerda p/ Direita:
"Celso, Márcio, Luciane, Giovane, ??? (heheh), Sidnei
e, e, e,... Cadê eu ??? Tô perdido !!!"




"Foto da Foto"



"Olha só o tipo,... quanta elegância,..."



"visual do lugar,..."



"Segura que vai cair,..."



"Bicicletário junto ao mirante do posto em Lomba Grande - Novo Hamburgo-
RS"




"O lugar é o mesmo, mas a foto não, heheh"



"hã, adivinha, ele pensa que o pai dele é vidraçeiro,... heheheh"



"Saindo de Lomba Grande em direção a São Leopoldo"



"Também,..."



"... de novo,..."

sábado, 16 de agosto de 2008

Distâncias de pedaladas

Existem várias fontes de pesquisa de distâncias de uma cidade a outra, mas quando se pedala a passeio deve-se considerar que não se vai direto ao destino sem realizar paradas.

Faz-se paradas por vários motivos: trocar pneu, ajustar algo na bike (um dia eu presenciei o Pocotó perdendo o selim enquanto pedalávamos, foi cômico!), lanchar, admirar uma linda paisagem, descansar, conhecer um local não previsto no roteiro, e outros tantos.

Enfim, passear de bike é pra relaxar e não pra se estressar com horários. Pra ser legal tem que ser feito com tempo, pra curtir o passeio e os imprevistos também. Temos que ser tipo o Jack Kerouac...

Assim, a partir de várias pedaladas realizadas eu anotei os dados do velocímetro e listei a seguir as distâncias de ida de POA até outras cidades e locais na capital. Foram considerados os dados mais completos, com as paradas no percurso, mas sem desvios do seu trajeto.
  • Distâncias da esquina das ruas Venâncio Aires e João Pessoa (posto de gasolina) até...:
  1. Barra do Ribeiro (na BR116): 62km.
  2. Guaíba: 33,63km. Da BR116 até o centro de Guaíba tem 12kms. Retornando pela Estrada do Conde tem 30,23km.
  3. Rodociclo: 12,54km.
  4. Restaurante das Cucas (BR116 – Barra do Ribeiro): 69,83km.
  5. Igrejinha (via Morungava): 86,15km.
  6. Cidreira (ida e volta): 235,31km.
  7. Parada 120 da RS040 (Posto Charão, Águas Claras): 52,83km.
  • Tapes (distância do Posto da esquina das ruas Farrapos e Ramiro Barcelos): 106 km até a entrada da cidade mais 4km até o centro.

Abraço! Ani

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Arrecadação Financeira do Grupo Poa Bikers

Olá todos,...

já sei,... já sei,...
lá vem o Pocotó então lá vem polêmica,.... heheh
mas brincadeiras à parte vamos falar do que nos interessa:

Vamos deixar "BEM CLARO", que esta mensagem não tem qualquer intuito de gerar polêmica, briga, discussão ou injúria contra qualquer integrante (ou não) do grupo. E sim, tentar esclarecer alguns fatos;

As questões a seguir são apenas para levar a conhecimento público alguns fatos. Quem quiser responder/esclarecer eu agradeço.

Quem me conhece sabe o quanto sou antigo neste e em outros grupos de Poa (só nesta lista desde 2004, com meu "nick-name" antigo mas estou), portanto posso falar as coisas com bastante conhecimento de causa. Ok ?!?!

ASSUNTO 1:
A exatamente quais arrecadações financeiras a(o) colega "eduanda16" se refere??? Pois eu sinceramente desconheço qualquer atividade neste sentido. Se era somente sobre os anúncios, creio estar bem respondido pelo colega Pablo. Mas,... se houver alguém usando o nome do grupo para benefício próprio, favor denunciarem,...

ASSUNTO 2:
Quantos colegas já passsaram por aqui? E quanto ainda hj permanecem?
Mas uma coisa é bem certa, dos que permanecem muitos lembram dos entusiástas e idealiastas que já passaram por aqui,... cheios de planos e idéias fundar associações, novos grupos, "juntar dinheiro", etc e tal,...
Td muito ótimo, muito lindo, porém na hora do vamos ver, sempre os mesmos resultados,briga, discussão, e cadê o dinheiro???
"NÃO ESTOU DIZENDO QUE ISTO VÁ ACONTECER AGORA"

Mas vale a pena recordar,...

RECORDANDO 1:
Há um tempo atrás (+/- 2005), quando o Pró-Reitor da UFRGS morreu atropelado enquanto pedalava, vários integrantes uniram-se e criaram um sub-grupo que tinha o objetivo de tornar o Poa Bikers um grupo mais unido e organizado. Tinham várias idéias, a principal foi de se criar uma associação para formalizar o grupo, e comprar de acessórios para o uso de seus integrantes.
Exemplo: Coletes refletivos, Rádio Comunicadores, Camisetas, etc,...

A única coisa que foi feita foi criar uma rifa de uma bike, o dinheiro iria para confecção de camisetas, e compra de itens para o grupo etc e tal.

RESULTADO:
Venderam a rifa, arrecadaram "MAIS" de R$1.000,00 (hum mil reais).
NOTA: à 2 anos atráz essa grana valia bem mais do que hoje.

DEMONSTRATIVO (pra começar nem houve):
pagaram a bike (não lembro quanto);
compraram um megafone (que "EU" até hj nunca ví ser usado pelo grupo).

Ah, as camisetas ??? Isso deixa prá lá,...
Ou seja, nunca foram feitas,...
O dinheiro ??? Também morreu,...!!!
Sabe-se e isso é público (não só eu como muitos sabem disso),
sobraram mais de R$700,00 (setecentos reias) em dinheiro.
Quem nunca mais foram vistos,...
Não estou acusando ninguém de roubo, não é isto.
Mas aí então eu pergunto:
"-Não seria então esta a hora de se usar "este" dinheiro para ajudar
o grupo a fazer as tão sonhadas camisetas???"
E quando pergunto ao pessoal da "antiga" sobre o assunto, o que fazem ou dizem??? "Cara de não sei", infelizmente as pessoas parecem ter medo de falar no assunto. Bom, eu não tenho medo não, eu sempre serei o mesmo cara de pau (heheh) de sempre que chega e não tem medo de falar a verdade.

Recordando 2:
Outra boa utilização deste dinheiro poderia ter sido no final do ano passado quando o "Edgardo" deu continuidade a iniciativa do "Vater Molina" de consertar as bikes das crianças da "Casa Amarela". Nos anos anteriores sempre havia mão de obra gratuita do próprio grupo. E desta vez não houve e foi necessário dinheiro para pagar estes consertos (o que inclusive foi solicitado na "lista").

Este grupo nunca foi oficializado, e estes fatos mais uma vez mostram que boas inciativas não dão resultado por causa da falta de união do grupo.

"estes são apenas exemplos de muitas coisas que já ocorreram durante esses anos, imaginem as outras!!!"

Não estou querendo de forma alguma pré-julgar os atuais colegas e dizer que farão o mesmo. Apenas quero as pessoas tenham o real conhecimento dos fatos.

E digo mais,...
"Sucesso aos que estão nesta atual empreitada, porém muito cuidado para não cometerem os mesmos erros de colegas anteriores.

Abços

Henrique (Pocotó)