sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Parque Marinha do Brasil - saiba mais sobre ele,...

Conheçam um pouco mais sobre o Parque Marinha do Brasil




Localização: 30”3’24.70”S 51”13’55.58”W


(lembro a vc's que para ver as imagens em tamanho real basta clicar nelas)



Histórico


1893 – É apresentado ao governador do Estado um projeto de urbanização da Avenida Praia de Belas, elaborado por uma firma holandesa. Nos anos seguintes, vários outros projetos são elaborados.



l955 – É aprovado pela Câmara Municipal o plano definitivo da Avenida Praia de Belas, de autoria dos urbanistas Edvaldo Pereira Paiva e Carlos M. Fayet, pela lei 1487. No ano seguinte, é iniciado o aterro local.



1963 - O prefeito José Loureiro da Silva sanciona a lei 2694, criando um parque público no aterro da Praia de Belas.1967 - A lei 3071 confere ao parque a denominação de Marinha do Brasil.



1972 - A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) elabora um estudo de tratamento paisagístico, para utilização de área aterrada.



1975 – inicia-se o aterro do dique de proteção contra as enchentes do Guaíba. No mesmo ano, é lançado o Projeto Renascença, ao qual o Parque Marinha do Brasil é integrado.



1977 - Em 02 de agosto, a Smam inicia as obras do Parque1978




O Parque Marinha do Brasil foi inaugurado em 9 de Dezembro de 1978.

Tem área de 70,70 hectares (ou seja 715 mil metros quadrados).

Localiza-se à Av Borges de Medeiros, bairro Praia de Belas. Liga o centro da cidade de Porto Alegre com a Zona Sul, no mais harmonioso projeto de urbanização criado sobre o aterro da antiga Praia de Belas.

Apresenta notável variedade de árvores e arbustos e oferece equipamentos de lazer e esporte.



É um parque essencialmente esportivo, contando com quadras de futebol de salão, tênis, vôlei, basquete, além de pistas para patinação, skate, atletismo e ciclismo.



Conta também com aparelhos para ginástica, campos de futebol 7,

além de recantos infantis e espaço cívico com espelho d’agua..

O parque Marinha é um atrativo para jovens, reunindo sempre na sexta-feira grupos alternativos, como os ditos emos. Isso ocorre pois o parque se encontra em frente ao Shopping Praia de Belas.


Pessoas que fazem pelo Parque:

Um exemplo de alguém interessado em sua preservação e utilização é o Skatista Guilherme, conhecido como "Gnomo". ele foi um do que tomou a fentre pelo o que acredita e batalhou junto a FGSKT (Federação gaúcha de Skate), pela ampliação e renovação do Parque no sentido de que fosse feita uma nova pista, e a Prefeitura concordou com essa contrução, publicando no dia 24 de Abril deste ano o edital de tomada de preço (vide imagem), sabemos que deste passo até o final de sua contrução, ainda vai demorar um boooommmm teeemmmppoooo, heheh




Edital da tomada de preços:




Layout da nova pista de Skate:



O primeiro passo já foi dado,...

Então fica a pergunta, não poderíamos fazer o mesmo com nossa pista de ciclismo?



Vejamos,
a pista junto com o parque está completando 30 anos, o asfalto já está mais pra lá do que pra cá,... heheh

Então que tal uma reforma, uma ampliação, sei lá, vamos pensar juntos e trabalhar juntos,...

E quem sabe com isso não vamos fazer com que seu uso seja bem disputado como era no incio da década de "80", quando (como lembrou um colega de pedal), havia público que parava ali pra assistir os "pegas de bike".



Abços,...

Um comentário:

Leandro Dellanina disse...

Parabéns pela conquista de uma nova
pista no Marinha. Já fiz boas sessions aí ao lado de caras como: Onairo,Chocolate,Juju, Tomate, Alrigth, Otelo,os manos do bicicross e os surfers do Marinha. Saudades desses rolês.

Leandrão (Paulista)