segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dicas de Aperto

Aperto Geral

Antes de sair por aí encarando as mais variadas trilhas, é bom certificar-se de que tudo está e continuará no seu devido lugar. A verificação da situação de alguns parafusos na sua bike pode evitar uma quebra desnecessária e uma consequente queda.

Rodas
Comece verificando se as rodas estão bem presas, reapertando as blocagens.
Caso os cubos dianteiros sejam de 20mm comece verificando a porca lateral que segura o eixo.

Tanto no caso de folga ou da substituição de um pneu furado ou alguma manutenção que exija a retirada da roda, comece soltando os parafusos da parte inferior da suspensão dianteira. No momento de se colocar a roda no lugar comece apertando o parafuso lateral e em seguinda os inferiores, sempre apertando um de cada vez aos poucos, assim você evitará que o aperto fique por conta de um único parafuso ou que a peça apertada fique "torta".

No caso de eixos traseiros de 12mm verifique o aperto das porcas do que seguram o cubo.


Caixa de direção
Uma dica para saber ser há folga na caixaria é freiar a roda dianteira e fazer curtos e rápidos movimentos empurrando o guidão para frente e para trás. Colocando a mão que não está segurando o freio na caixa , caso exista a folga, você sentirá ela se movendo.

Para retirar a folga comece soltando todo o conjunto, inciando pelo crown superior da suspensão ( obviamente no caso de suspensões de mesa dupla ).
Em seguida, solte a mesa. A folga será removida apertando-se o parafuso de cima da espiga, preso sempre à estrela ( também conhecida como aranha ). Cuidado com o aperto excessivo deste parafuso, você poderar ou remover a aranha de dentro da espiga ou até danificá-la.

Uma dica : para saber se o aperto foi excessivo levante a bike segurando no down tube e movimente o guidão para sentir se o movimento do mesmo não está comprometido.

Após apertar a estrela, fixe o crown superior ( caso haja um ) e depois a mesa. A mesa deve ser apertadas aos poucos, e um parafuso por vez, desta forma, era não ficará desalhinha.


Pédivela
Verifique se o parafuso central do pédivela está em ordem, sempre lembrando que o lado esquerdo a rosca é invertida.


Bikes Full Suspension
Verifique todos os parafusos da balança.

Verifique também se os parafusos de fixação do shock estão todos firmes.


Banco / Selin
Verifique se os parafusos do carrinho do banco e da blocagem que o prendem no quadro estão bem apertados.


Guia de corrente
Segundo nosso mecânico é comum a perda das roldanas da guias de correntes, sempre verifique se os parafusos que as fixam no bumerangue estão firmes.

Veja também os parafusos que prendem as coroas no braço do pédivela, estes também são os responsáveis por segurar os pratos da guia.


Freios a disco
Caso sua magrela já possua freios deste tipo lembre-se sempre de verificar se as pinças estão bem presas no adaptador ( caso haja um ), como no quadro.

Verifique também a fixação do disco de freio. Em geral, os parafusos de fixação para o disco são do tipo torque ( a fenda para o aperto tem um formato de estrela ), e para o aperto deverá ser utilizado uma chave de qualidade. Jamais utilize chaves alley para parafusos de torque, você provavelmente danificará o parafuso.


Câmbio
Verifique se câmbio está bem preso ao quadro.


Raios
A raiação é um item que costuma afrouxar ao fim de um final de semana de descidas. Verifique com as mãos se existe algum raio ( ou um grupos deles ) frouxo. O aperto dos raios pode ser uma operação simples, mas dependendo de como e quais raios afrouxaram somente um realinhamento da roda resolverá seu problema.

De qualquer forma os raios devem ser apertados um a um, sempre de meia em meia volta.


Ferramentas necessárias

Para este aperto geral são necessárias as seguintes ferramentas :

· Canivete Alley ou kit de chaves Alley
· Chave de raio
· Chave de Torque

Nota:
Estas ferramentas não precisam necessáriamente precisam ser de marcas especializadas como Park Tool ou Pedros. Procure na sua cidade alguma loja especializada em ferramentas e, caso as ferramentas das marcas famosas estejam aquém do seu poder aquisitivo, monte lá a sua caixa de ferramentas.

Fonte:
www.dhbrasil.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

valeu com essas dicas consegui arrumar o pé di vela da minha bike