quarta-feira, 14 de maio de 2008

Mountain Bike - o começo

Mountain Bike - o começo



Se considerarmos mountain biking como andar de bicicleta em montanhas, podemos dizer que tudo começou quando inventaram as bicicletas de marcha. É claro que existiam pessoas que tentavam fazer mountain bike com bicicletas sem marcha, mas com o invento das marchas e, conseqüentemente de outros acessórios, mountain biking passou a ser um esporte popular, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

Ficou ainda melhor com as competições de downhill (descidas muito íngremes), que são rápidas e divertidas de assistir. O Mountain Bike tem 6 categorias principais: Cross Country, Downhill, Dual Slalom, Freeride, Trial e Uphill.

Cross Country:
são corridas de longa distância, mais de 30 Km normalmente, chegando às vezes até 100 Km com terreno variado e com várias subidas e descidas.

Downhill:
são apenas descidas. Normalmente as pistas são bem íngrimes e técnicas, com pedras, saltos, raízes e outros obstáculos.

Dual Slalom:
é como no Slalom do Esqui, mas com dois competidores correndo em pistas paralelas. São colocadas bandeiras por onde o piloto deve passar, fazendo muitas curvas fechadas.

Trial:
é uma categoria onde o competidor precisa passar obstáculos grandes como latões de lixo, escadas (subindo, é claro), mesas de camping (aquelas bem altas), carros e esse tipo de coisa.

Uphill:
são competições só de subidas. Para um bom desempenho nestas provas é preciso ter uma bike muito leve e normalmente são usadas as bikes de cross country.

Nenhum comentário: